Dicas de Estudo

Aproveitando melhor aulas e palestras

maio 7, 2016

Oi, gente. Seguindo a sequência do post da semana passadaagora que vocês já sabem por que é de suma importância aprender na sala de aula, vamos ao como.

1. De preferência, anote tudinho.

“De preferência” porque, no fim das contas, só você sabe como você aprende melhor. Eu só gravo e/ou entendo mesmo um assunto anotando com direito a um caderno mais colorido do que festa à fantasia e post-its, mas, se você não consegue fazer os dois ao mesmo tempo, dependendo da aula, talvez valha mais a pena prestar bastante atenção anotando só palavras-chave just in case (traduzindo: vai que…)

7 dicas pra aproveitar bem mais aulas e palestras. Fonte: athenasguide.blogs.brynmawr.edu

2. De preferência, sente na frente.

De novo, o “de preferência” tá aí porque as pessoas (e salas de aula) são diferentes. Mas sentar na frente vem a calhar por 2 motivos principais: 1) aproxima você do que tá acontecendo lá na frente, segurando sua mente no lugar (figurativamente, claro), e 2) sempre te vêem na hora em que abre pra perguntas. 

7 dicas pra você aproveitar bem mais aulas e palestras. Fonte: http://theadventuresofsaraht.tumblr.com/

 

3. Falando nisso, participe.

Tire dúvidas, não deixe que elas se acumulemSe não der tempo ou se você não quiser falar na frente de todo mundo, alcance o(a) professor(a) ou a(o) palestrante na saída. Se seu estudo estiver em dia, você consegue tirar a maioria das dúvidas antes da prova (vai que o povo não tá online no WhatsApp sexta de noite.)

7 dicas pra você aproveitar bem mais aulas e palestras. Fonte: Google

4. Vá para todas as aulas complementares possíveis (as que tem a ver com você, claro.)

Sabe quando dizem “conhecimento nunca é demais”? Errado. Antigamente, talvez, mas hoje em dia? Seletividade não é ruim. A menos que você, futura economista, tenha um interesse que Deus sabe de onde veio por física nuclear, talvez uma palestra sobre o assunto não seja bem a sua praia. Mesmo assim, não se feche. Vá para todas as palestras do seu colégio, provavelmente os temas não foram escolhas aleatórias.

7 dicas pra você aproveitar bem mais aulas e palestras. Fonte: Buzzfeed

5. Não acredite em tudo que ouve mas esteja aberta a ouvir pontos de vista diferentes do seu.

Principalmente fora do seu colégio, tome tanto cuidado com o que você aprende quanto com o que você fala. Nem toda fonte (humana ou não) é confiável. Ainda assim, só porque alguém não concorda com você, não quer dizer que esse alguém esteja errada. Se possível, um debate vem a calhar.

7 dicas pra você aproveitar bem mais aulas e palestras. Fonte: daily-asgardian-news
Como é?

6. Revise o conteúdo depois de um tempo.

Se for a aula/palestra for sobre uma assunto que você não quer de jeito nenhum esquecer, mantenha o conteúdo fresquinho na mente. Se você tomou notas, leia-as quando chegar em casa ou no dia seguinte (ou passe-as a limpo se sua mente, como a minha, funciona de maneira levemente caótica). Seja criativa: leia um artigo ou assista a um documentário  sobre o tema da aula/palestra ou um relacionado a este (ou esse, ainda tô fixando esse assunto.)

7 dicas pra você aproveitar bem mais aulas e palestras. Fonte: giphy.com

7. Se quiser, pegue o contato dos palestrantes.

Se eles disponibilizarem e for uma palestra sobre um tema que é a sua cara, super recomendo você anotar e guardar (ou seja, nada daqueles papeizinhos que sempre caem pelo caminho ou o rodapé daquele caderno que você nunca mais vai abrir.) É sempre bom fazer networking (traduzindo: ter uma rede de contatos.)

7 dicas pra você aproveitar bem mais aulas e palestras. Fonte: tumblr
Oi..

Se esse post te deu uma ajudinha e/ou se você gostou, curta e compartilhe para ele ajudar mais ser humaninhos. Como vocês aprendem na sala de aula? 

*Imagem do Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *