Dicas de Estudo

Como terminar uma redação que você não sabe nem como começar

julho 7, 2016

Falta 1 hora para acabar a prova. Você já terminou todas as outras matérias mas tem uma pedrona no seu caminho: a redação. Até com dor de cabeça você tá, mas de jeito nenhum consegue pensar em algo melhor do que (qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência) uma receita de miojo ou o hino de algum time de futebol pra escrever…

O tempo está acabando e você nem começou a escrever a redação? Calma! Ainda tem jeito.
(s1051.photobucket.com)

A má notícia? Talvez você não tire 1000. A boa? Dá pra tirar uma nota boa. Você pode.

O clássico: não entre em pânico.

Sim, esse é o meu conselho favorito. Mas sabem por quê, benzinhos? O jeito como você lida com o problema às vezes atrapalha muito mais do que o problema em si. Então, dê aquela respirada.

O tempo está acabando e você nem começou a escrever a redação? Calma! Ainda tem jeito.
Não entre em pânico. (wifflegif.com)

Não espere A INSPIRAÇÃO DIVINA. 

Ah, a página em branco. O bicho-papão do escritor e do vestibulando. Seguinte: ficar olhando a página em branco esperando que uma redação nota 1000 venha do nada só vai te fazer perder tempo porque ela não vai aparecer e você vai acabar tendo que fazer uma redação meia-boca em 30 minutos. O que você tem que fazer é agir.

here-we-go
Aqui vamos nós. (s1090.photobucket.com)

Leia o tema e a coletânea mais uma vez. 

O tema ou algo na coletânea te lembra, mesmo que vagamente, de alguma coisa que você viu  ou ouviu na escola ou na vida? Ou de algo que tenha a ver indiretamente? De uma frase? De outro texto que você escreveu? De algo que você viveu? Qualquer coisa dentro do tema.

O tempo está acabando e você nem começou a escrever a redação? Calma! Ainda tem jeito.
Bom, quando você ler aí você pode ter uma opinião. (desconhecido)

Brainstorm (tradução literal: chuva de ideias.)

Dê a louca. Escreva em tópicos tudo que você pensou assim que pensar neles (não os selecione agora, pra não cair na Armadilha da Página em Branco). Tente ser o mais organizadinho possível pra que você não se perca depois.

parks-rec-typing
Vou digitar cada palavra que conheço! Retângulo. América. Megafone. Segunda-feira…  enfim. (gifrific.com)

Selecione o que tem a ver com o tema.

Normalmente, as coletâneas te dão uma pista de que abordagem o vestibular quer que você use. Nessa ordem, releia seus tópicos e risque o que não tem nada a ver com o tema, o que é fuga parcial do tema e o que você pode usar mas é secundário. Como saber? Compare suas ideias com o tema e a coletânea. A ideia não é achar semelhança total e sim relação.

O tempo está acabando e você nem começou a escrever a redação? Calma! Ainda tem jeito.
Você não. (glee.wikia.com)

Organize as ideias em ordem de importância…

Qual das suas ideias é Harry Potter (❤) e qual é Draco Malfoy? Não, pera. Contra-argumentação é um negócio meio perigoso em redação de vestibular. Vamos de novo: qual das suas ideias é Luke Skywalker (❤) e qual é um stormtrooper aleatório? Qual é a mais importante, a central, o sol do sistema heliocêntrico? Todas as outras ideias tem de ser usadas para desenvolver essa, também conhecida como tese. 

O tempo está acabando e você nem começou a escrever a redação? Calma! Ainda tem jeito.O tempo está acabando e você nem começou a escrever a redação? Calma! Ainda tem jeito.

Regina George = a tese. Os boys = os argumentos.

… e de apresentação.

Com que argumento você vai começar? E depois? O importante mesmo não é a ordem em si mas sim o resultado — quando o corretor ler seu texto, ele tem de perceber uma lógica na argumentação como um todo (primeiro isso, que leva àquilo), não um monte de ideias soltas. 

O tempo está acabando e você nem começou a escrever a redação? Pare um pouquinho e veja como você pode virar o jogo.
(theodysseyonline.com)

Mãos à obra.

Como você tem com pouco tempo… escreva um rascunho direitinho em vez de um mangueado (ou seja, não use abreviaturas, escreva parágrafos longos ou curtos demais que você reestruturaria no definitivo). Além disso, apesar de o planejamento que você vinha fazendo servir apenas como um guia, o ideal é que você não fuja muito dele. 

O tempo está acabando e você nem começou a escrever a redação? Pare um pouquinho e veja como você pode virar o jogo.
(desconhecido)

Varie seu estilo.

Redação não é uma ciência exata, não existe um jeito certo, então não fique com medo de usar mais de um jeito de dar um up no seu texto: uma frase, um dado estatístico, talvez uma metáfora ou uma retrospectiva histórica. 

writing-old

Certifique-se de que está tudo direitinho.

Leia direitinho o rascunho pra ter certeza de que é aquilo mesmo que você quer escrever no definitivo. Quanto menos rasuras, melhor. Algum errinho de ortografia ou acentuação? Algum período mal-organizado ou longo/curto demais? Algo que não ficou lá muito claro? Uma palavrinha que faltou aqui ou ali? Sem paranóia, mas preste muita atenção pra não perder ponto simplesmente por de falta de atenção. Na verdade, isso vale pra qualquer prova de qualquer matéria.

O tempo está acabando e você nem começou a escrever a redação? Pare um pouquinho e veja como você pode virar o jogo.
Cuidado é meu nome do meio. (supernatural-101-imagines.tumblr.com)

 O que vocês fazem quando dá um branco? Me contem. Se esse post te deu uma ajudinha e/ou se você gostou, curta e compartilhe para ele ajudar mais ser humaninhos 🙂

*Imagem do StockSnap.io

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *