Dicas de Estudo

Em caso de nota baixa, não se esqueça…

maio 16, 2016

Eu sei, eu sei. Uma nota baixa (dependendo da prova) pode mudar seu futuro. Por isso, muita calma nessa hora, benzinhos. Felizmente, o significado de futuro é o que ainda está por virTraduzindo: minha pura maldade na hora de escrever histórias + meu coração de manteiga para finais felizes me ensinaram que existem pouquíssimas coisas nessa vida que não tem jeito. Afinal…

  1. Você é MUITO mais do que um número.

Miga, você não vale 4, vale 10 mesmo (mesmo que essa não seja sua nota de costume.) Ninguém é obrigada a ser bom em exatas ou boa redatora, mesmo tendo de se adaptar ao sistema para conseguir entrar na faculdade e/ou passar de ano. Para eles, você pode até ser um número, o importante é que isso não seja verdade na sua relação consigo mesma também. 

8 lembretes para quando você estiver na bad por ter tirado nota baixa. Fonte: Giphy
Você é inteligente, você é gentil, você é importante.

2. Notas baixas são um diagnóstico, não uma sentença de morte.

OK, talvez você precise dar mais gás numa matéria, ou assunto. Ou respirar fundo na hora da prova, ou aprender a administrar seu tempo. Seja lá qual for o problema, você ainda tem tempo pra resolvê-lo. Pelo menos, você está tendo de lidar com ele agora e não na hora H. Analise-o e resolva-o do melhor jeito possível. 

8 lembretes para quando você estiver na bad por ter tirado nota baixa. Fonte: Google
Não tinha acabado, ainda não acabou.

3. Ainda não acabou.

Beeeeeeem provavelmente essa não foi sua primeira nota baixa, e nem vai ser a última. Não entre em pânico, benzinho. A vida é feita de altos e baixos. Ainda dá tempo de você evoluir de quem vai pra 3 recuperações pra quem passa direto (ou com duas prova finais precisando de pouquinho, é normal). E, se não der, suas notas não necessariamente refletem que tipo de profissional você será.

8 lembretes para quando você estiver na bad por ter tirado nota baixa. Fonte: Tumblr
Não estamos quebrados, apenas torcidos e podemos aprender a amar de novo. (*momento fangirl histérica*)

4. Daqui a alguns anos, ninguém vai mais se lembrar disso.

Parece o fim do mundo agora. A gente tem a tendência de não aproveitar o presente mas, quando a coisa vai mal, a gente não consegue enxergar nada além desse mesmo presente. Mas nada dura pra sempre. Um dia, você vai se formar, começar a trabalhar, ser feliz e vai ser embaixadora da ONU em vez da menina que foi pra final de matemática não-sei-quantos-anos seguidos. 

8 lembretes para quando você estiver na bad por ter tirado nota baixa. Fonte: hafanforever.tumblr.com
Nunca voltarei. O passado está no passado.

5. Ache o lado positivo.

O único lado bom de cometer erros é a experiência. Às vezes, as questões que você resolve com mais facilidade no vestibular são aquelas que você errou e, por isso, teve de refazer over and over againMas não vale negligenciar o conteúdo no qual você tá craque. Aprenda com seus erros pra não cometê-los de novo.

8 lembretes para quando você estiver na bad por ter tirado nota baixa. Fonte: themindlessphilosopher.wordpress.com
O que não te mata, te fortalece.

6. Acontece. E você não é todo mundo. E nem perfeita. 

Não sei se todo mundo já tirou uma nota baixa pelo menos uma vez na vida (acho que sim, mas enfim…), mas (eis a indicada à Dica Mais Importante desse postnão importa se seu colega nunca tirou menos que 9 na vida (e nem se mata de estudar, a criatura) ou se só você se deu mal na prova, você tem seu tempo, seu ritmo, seu crescimento. Não se compare com os outros. É, honestamente, inútil e é uma dessas bads difíceis de sair.

8 lembretes para quando você estiver na bad por ter tirado nota baixa. Fonte: scratch.mit.edu
Não sou perfeita e não tenho de ser.

7. Tire umas férias.

É, isso mesmo. Dependendo do contexto, podem não ser muito longas mas elas tem que existir, você precisa de um tempinho pra respirar. Eu ia comparar isso com aquele tempinho de solterice depois daquele término levemente traumático, mas deixe pra lá… enfim, faça nada: assista a uma seriado, saia com as ‘migas ou o boyvai ser feliz, amorê.

8 lembretes para quando você estiver na bad por ter tirado nota baixa. Fonte: Giphy

8. Depois, mão na massa!

Pesquise/peça a seu professor pra resolver as questões que você errou, tente refazê-las um pouquinho mais tarde. Estude mais aquele assunto sobre o qual você não sabe muito (mas não negligencie os que você já tá craque ou sabe já um bocadinho) e recupere sua nota.

8 lembretes para quando você estiver na bad por ter tirado nota baixa. Fonte: GifHell
Pronta?

Se esse post te deu uma ajudinha e/ou se você gostou, curta e compartilhe para ele ajudar mais ser humaninhos. Como vocês se recuperam de notas baixas? Me contem.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *