Dicas de Estudo

Porque é importante aprender na sala de aula

maio 1, 2016

“Aprenda na sala de aula” é indicada para a Frase Mais Dita pelos adultos lá da escola, então comecei a escrever um post sobre as melhores maneiras de fazê-lo… aí passou pela minha cabeça as fileiras inteiras dormindo, a gente usando o amigo pra esconder o celular… etc. Talvez, quem sabe, antes de dizer a vocês como prestar atenção nas aulas, eu deva dizer o porquê

10 motivos pra você fazer um esforcinho e se concentrar nas aulas (mesmo nas piores), http://wp.me/p5PoBH-SC
COMO podem esperar que eu aguente o colégio num dia como esses?
  1. Ah, Lua, mas…

Comentem no post (ou, se vocês quiserem, apenas escrevam nalgum lugar) porque vocês não prestam atenção nas aulas. Façam a lista. Depois, façam outra lista: todos os sonhos que você não pode realizar sem estudar. Releiam a primeira, depois a segunda. Algum dos itens da primeira valem tão a pena assim?

listas

2. Você já tá aí mesmo.

Tô aderindo às seguintes filosofias: se uma coisa tem que ser feita de qualquer jeito, mesmo que eu não queira, farei-a da melhor maneira possível faça direito pra não ter de fazer 2 vezes. Fugir da escola dá trabalho, matar aula mais ainda, você não tem pra onde ir mesmo. Melhor acabar logo com isso. 

10 motivos pra você fazer um esforcinho e se concentrar nas aulas (mesmo nas piores), http://wp.me/p5PoBH-SC

3. Não acumule dúvidas.

Às vezes, aquela dúvida que você não tirou (porque tentou aprender tudo em casa) te impede de continuar porque os assuntos dependem uns dos outros. Além de você deixar coisa pra fazer no outro dia, o professor não vai te explicar tão detalhadamente quanto na aula. 

10 motivos pra você fazer um esforcinho e se concentrar nas aulas (mesmo nas piores), http://wp.me/p5PoBH-SC

4. Quem sabe, talvez, pode ser divertido.

Posso ser a criatura mais iludida da face da Terra, mas nunca vou perder as esperanças de que você acabe gostando de pelo menos um assunto da matéria que você mais odeia. Comecei o primeiro ano odiando tudo que não era Humanas e Linguagens, hoje em dia não tem uma aula que eu não goste.

10 motivos pra você fazer um esforcinho e se concentrar nas aulas (mesmo nas piores), http://wp.me/p5PoBH-SC. Fonte: GoodBooksandGoodWine.com

5. Concentração é um hábito. 

Ano passado (segundo ano), eu só prestava atenção nas aulas que gostava. Nas outras, viajava na maionese ou rabiscava historinhas, acreditando de pé junto que era só gostar de uma aula pra conseguir prestar atenção nela..errado. Tá melhorando, mas de vez em quando, minha mente involuntariamente faz um milhão de conexões e vai parar láaaaa longe, mesmo numa das minhas aulas preferidas.

10 motivos pra você fazer um esforcinho e se concentrar nas aulas (mesmo nas piores), http://wp.me/p5PoBH-SC
Foco.

6. Não atrapalhe (nem a si mesmo.)

Diz-se muito: se for pra atrapalhar, se atrapalhe sozinho. Tá certo, mesmo que você já saiba de cor e salteado o assunto ou queira um curso menos concorrido, você não tá sozinha no mundoMas também não se atrapalhe, benzinho. A única pessoa sob a qual você tem controle é você mesma, use isso ao seu favor.

10 motivos pra você fazer um esforcinho e se concentrar nas aulas (mesmo nas piores), http://wp.me/p5PoBH-SC. Fonte: Google
Não me associo com pessoas que culpam o mundo por seus problemas. Porque você é o seu problema e também sua solução.

 

7. O tempo não volta… nem para.

Você pode responder o crush depois, tretar no Facebook depois, bater o recorde do Angry Birds depois… sabe o que você não pode fazer depois? Assistir àquela aula de novo (quer dizer, pode até pode, mas enfim…), tirar suas dúvidas, economizar tempo. Aliás, nem venha com “só 5 minutinhos”. Só 5 minutinhos e você se perde todinha, nem sabe mais de nada. Tudo bem, é impossível concentrar-se 100% do tempo (para seres humanos, quero dizer), mas tentem, gente, sem precisar de pânico. 

10 motivos pra você fazer um esforcinho e se concentrar nas aulas (mesmo nas piores), http://wp.me/p5PoBH-SC. Fonte: Bustle
Aproveite o dia.

8. Não dá tempo pra aprender tudo depois.

Nem na noite anterior à prova, nem antes. No segundo ano, até que aprendi bastante coisa estudando depois, em casa de boa, mas no terceiro? Esqueça, benzinho. (Não entre em pânico porque isso é completamente normal) Simplesmente não dá tempo de estudar tudo. Revisar, sim, dependendo do seu cronograma. Aprenda em sala de aula pra só faltar fazer exercício em casa. 

10 motivos pra você fazer um esforcinho e se concentrar nas aulas (mesmo nas piores), http://wp.me/p5PoBH-SC. Fonte: Google
Ninguém tem tempo pra isso.

9.Um pouco de tough love (amor duro) agora…

Quem paga sua escola? Se ela for pública, quem possibilita que você vá a escola? Seja quem for, essa pessoa se esforça pra que você tenha uma educação e seja o que você quiser ser, não pra você fazer baderna ou ficar de cara pra cima. 

10 motivos pra você fazer um esforcinho e se concentrar nas aulas (mesmo nas piores), http://wp.me/p5PoBH-SC. Fonte: Google
Aprenda alguma coisa disso.

Gente, são só 100 minutos cada aula 5 dias por semana por 16 anos (em média). Parece um tempão, eu sei, mas, pense que isso é só uma partezinha da sua vida e é, na maioria das vezes, o único caminho pra você realizar seus sonhos. O que pesa mais na balança?

Se esse post te deu uma ajudinha e/ou se você gostou, curta e compartilhe para ele ajudar mais ser humaninhos. Como você se motiva pra continuar focada nas aulas? Caso você não o faça, o que te impede?

*Imagem do StockSnap.io

  1. Lua, legal seu post. No meu caso, apenas presto atenção no inicio, dai vou elaborando perguntas na minha mente, fico ligado para ver se vou ter as respostas, se não encho o cara de perguntas. nem que seja só pelo prazer de enrolar o cara kkk.
    Outra forma que uso é o de conexão de palavras, vou prestando atenção a aula captando as palavras principais, como se fosse um jogo. Exemplo, aula sobre física, assunto Ótica. Escrevo palavras que surgem durante a aula, Luz, cores, frequência, etc. E enquanto vou escrevendo vou conectando elas com uma reta. A brincadeira é ir lendo as palavras seguindo as retas e lembrar do assunto. O que conseguir lembrar, beleza, o que não conseguir, pergunto ou vou pesquisar mais sobre o assunto.

    1. Obrigada, papai 😀 Conectar palavras funciona bem pra mim, principalmente nas exatas ou em matérias cujos professores falam rápido demais. Também ajuda a treinar a memória e a atenção (2 habilidades que preciso bastante esse ano.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *