Dicas de Estudo

Porque você não precisa ser a melhor sempre

julho 21, 2016

Na verdade, você não precisa ser a melhor nunca se você não quiser. Não é recalque (eu até achava que era, mas não é), mas eu definitivamente não sou fã das histórias de sucesso. Sabe, aquelas sobre alguém que foi aceito em 7 universidades estadounidenses porradonas ou que passou em Medicina nas estaduais, na Federal, na USP? Não é que eu tire o mérito dos protagonistas (muito pelo contrário, *sintam-se abraçados*). O problema é que, quando contam essas histórias, é como se dissessem SEJA ASSIM.

     que…. a esmagadora maioria dos adolescentes e jovem adultos não é desses, e quando largam a célebre frase: “Ó! Fulano fez isso!” querendo inspirar a gente mesmo, o tiro sai pela culatra. Pra quê que eu, terceiranista me ferrando até nas minhas matérias favoritas, vou tentar passar em qualquer coisa se meu concorrente provavelmente é que nem aquela menina do ano passado que sabia gramática botânica?

        Por isso, minhas queridas e meus queridos, que escrevi esse post. Como diz a senhora sua mãe, você não é todo mundo. Ou melhor, você não tem que ser a parcela mínima da população descrita acima.  Então repita comigo (em voz alta, se possível): Por que eu não preciso ser a melhor sempre? PORQUE. EU. NÃO. SOU. OBRIGADA.

Mesmo com todo mundo dizendo o contrário, saiba que quem você é é mais do que suficiente.
(Desconhecido)

Porque o mundo dá voltas e olha você por cima.

Benzinho, você não vai ser –mais uma aluna meio ruim em tudo, nada especial comparado àqueles gênios para sempre. Você vai ser o que você quiser ser (dentro da realidade, o que não quer dizer que você não possa ganhar um prêmio Nobel mas princesa da Disney é impossível). Se você TRA-BA-LHAR pelo que você quer, pode ser tão bem-sucedida quanto todo mundo que você quer tanto ser.

beyonce
(Celebuzz.com)

Porque você é você.

Observe que eu usei quanto não como. Como disse Oscar Wilde, “seja você mesmo; todos os outros já existem.” Eu sei que é fácil falar: o boletim do vizinho é sempre melhor ao olhos da família, o namorado do vizinho é um amô comparado aos seus peguetes (ou nem isso)… mas seja lá com quem você se compare, essa pessoa não tem sua história, seus defeitos (e nem suas qualidades, vale ressaltar)… você não sabe pelo que ela passou, e nem com o que ela lida todo santo dia. Com suas devidas exceções, ninguém é melhor para viver sua vida e realizar seus sonhos do que você.

Mesmo com todo mundo dizendo o contrário, saiba que quem você é é mais do que suficiente.
Apenas seja verdadeira com quem você é. (Amazing-lyrics)

Porque de jeito nenhum o sucesso de outras pessoas significa seu fracasso.

No fim das contas, você não é melhor nem pior do que ninguém, e nem igual. As pessoas são diferentes. Mas, assim, será que o sucesso dela(e) é mesmo o que você quer? Será que não seria melhor o seu sucesso? 

others-success
O sucesso de outros não é o seu fracasso. (Tumblr.com)

Porque você é muito mais do que acha.

Você é. Agorinha mesmo, não sóooo depois do ensino médio. Você é muito mais do que uma nota, algo que alguém disse sobre você, baixa autoestima ou seus erros. Você é o que você ama, o que você quer, o que você faz (tanto as coisas ruins quanto as boas), e você tem potencial pra ser seja lá o que você quiser ser. Não se esqueça disso. Nunca. 

Mesmo com todo mundo dizendo o contrário, saiba que quem você é é mais do que suficiente.
Mantenha a cabeça erguida, você é uma estrela!

Porque você (e seja lá quem for) tá errada. 

Sabe aquela vozinha na sua cabeça? Na minha era:  ai, meu Deus, eu vou perder o ano. Eu não valho nada. USP, USP, USP. Os backing vocals eram depoimentos de estudantes que passaram nas Ivy League, e o que as pessoas diriam quando eu estivesse num emprego monótono casada com um cara que eu odiasse e desligasse o rádio quando minhas músicas favoritas tocassem porque elas me lembrariam do que eu nunca tive (ai, que drama). Tudo errado. Nunca achamos que somos bons, quando devíamos tratar nós mesmos como tratamos nossos best friends

Mesmo com todo mundo dizendo o contrário, saiba que quem você é é mais do que suficiente.
E aí eu tô tipo: “Quem se importa? Sou incrível.” (Desconhecido)

Porque o problema não é só seu. Isso não significa que você não seja o seu problema… a sua solução. 

Não tô justificando as burradas que você (eu também) fez (por exemplo, desperdiçar o esforço dos seus responsáveis legais ao não dar a mínima pra sua educação), mas os valores da sociedade e o sistema educacional brasileiro tão muito errados. A galera acha superbonito estudar 10 horas por dia,  dormir 3, não parar nunca pra fazer qualquer coisa isso tudo prum sucesso que Deus sabe se vão poder aproveitar porque a ansiedade, as doenças que atacam quando o sistema imunológico tá ferrado tão aí. As diferentonas que não querem essa maluquice pra elas não são perdedoras ou fracas, são as sãs.

Mesmo com todo mundo dizendo o contrário, saiba que quem você é é mais do que suficiente.
É uma armadilha! (Imgur.com)

Porque, às vezes, desistir dos seus sonhos é o único jeito de realizá-los.

Desistir dos seus sonhos. Parece que só de falar essa frase você é condenada àquela vida mais ou menos que um monte de filmes estadounidenses criticam, mas existe uma diferença entre você deixar seus sonhos pra trás e realizá-los estratégicamente. Ás vezes, adiá-los ou adaptá-los (por exemplo, fazer faculdade na sua cidade e depois pós fora dela) é o empurrãozinho que precisava.

sex-city-samatha
Eu te amo mas eu me amo mais. (medium.com)

Porque talvez o fato de que você não seja a última bolacha do pacote seja propício.

Eu nunca estudei na vida e acabei não sendo lá o tipo duma Harvard da vida, aí eu criei esse blog pra que vocês não cometam os mesmos erros (não que eu sinta muito por isso hoje em dia.) Sabe quando os professores dizem que eles era péssimos nas matérias que eles ensinam? Use seus defeitos ao seu favor, gaste-os (tradução: faça graça), faça algo bom e bem você com sua vida… só não continue se lamentando por não ser outra pessoa, ou ter outra vida em outro lugar… 

sorry-not-sorry
Desculpa, não tô arrependida. (Desconhecido)

Se esse post te deu uma ajudinha e/ou se você gostou, curta e compartilhe para ele ajudar mais ser humaninhos 🙂

*Imagem do Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *