Dicas de Estudo

Sites que oferecem cursos online gratuitos

fevereiro 8, 2017

Olá, queridos. Como vocês provavelmente já sabem, quase nunca nem sempre cursos presenciais (aqui ou acolá) saem em conta. Felizmente, muitas instituições (não necessariamente de ensino)  oferecem, no seu próprio site ou por meio de plataformas, cursos os quais você pode acessar só se cadastrando. Mas como a vida não é um mar de rosas, vou logo te avisando… 

uer aprender um pouco mais sem gastar nada? Confira esses sites que oferecem cursos online sobre os mais variados assuntos, http://wp.me/p5PoBH-1NG

            Mesmo assim, vale a pena conferir esses sites:

Cousera

Como universidades do mundo inteirinho disponibilizam cursos no Cousera, não apenas os cursos vêm em vários idiomas bem como as legendas. Os cursos não oferecem certificados na versão gratuita, mas você pode pedir auxílio financeiro ao se matricular. Lembrando que os cursos são em sessions (carga horária na descrição do curso), então cuidado para não perder os prazos. Felizmente, se você não conseguir acompanhar uma session e se matricular na próxima, você pode começar de onde parou.

cousera

Veduca

No Veduca, os cursos não são apenas de universidades, organizações como a Fundação Lemann, o Google e até o TED também oferecem cursos. Eles não são em sessions e tem 2 tipos: as Aulas Livres (que são, simplesmente, aulas disponibilizadas online) e os MOOCs (que são, de fato, cursos online com direito a material para download.) Além disso, os certificados são grátis.

Quer aprender um pouco mais sem gastar nada? Confira esses sites que oferecem cursos online sobre os mais variados assuntos, http://wp.me/p5PoBH-1NG

EdX

O EdX é parecido com o Cousera — os cursos são de session em session e o certificado é pago —, mas tem mais variedade. A boa notícia é que você tem acesso ao material do curso mesmo depois do término da última sessionAlém disso, você pode fazer download do transcrito da vídeo-aula caso, por exemplo, esteja sem fones de ouvido ou aprenda melhor lendo do que escutando.

edx

Sites de universidades estrangeiras

Algumas universidades (como Stanford, Harvard e o MIT), além de usar plataformas como as citadas acima, disponibilizam cursos online em seus próprios sites. No de Harvard, os cursos não são em sessions, mas nenhum gratuito tem certificado. Já no de Stanford, os cursos continuam disponíveis depois que termina a session e o certificado é gratuito.

Quer aprender um pouco mais sem gastar nada? Confira esses sites que oferecem cursos online sobre os mais variados assuntos, http://wp.me/p5PoBH-1NG

 

Ou de brasileiras.

Algumas universidades brasileiras (exemplos: FGV, UNICAMP, ESPM, e UNESP) oferecem cursos online grátis que não são em session e algumas oferecem certificados gratuitos. Recomendação: a FGV oferece cursos de finanças que vão de Como Economizar em Tempos de Crise a Como Planejar a Aposentadoria.

fgv

FutureLearn

O FutureLearn faz parte da OpenUniversity (uma organização britânica que oferece educação superior à distância). Os cursos são em sessions alguns oferecem certificado de graça. Eles são oferecidos tanto por universidades quanto por instituições como o Parlamento Britânico e a UNESCO. Só tem um porém: os cursos são em inglês e, até onde explorei, não tem legendas em português.  

futurelearn

Se joguem, queridos! Você conhece mais algum site que oferece cursos online gratuitos? Você já usou algum desses? Se sim, o que achou? 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *